REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
CAPÍTULO I
DA NATUREZA E DAS FINALIDADES
Art. 1°. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Guerra em
atendimento ao que preceitua a Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), constitui-se em
órgão permanente de coordenação do processo de autoavaliação desta Instituição de
Ensino Superior.
§ 1º. A Comissão Própria de Avaliação está vinculada à Direção geral e criada pela
forma prevista na legislação, sendo responsável pela avaliação e indicação de ações
institucionais que promovam a melhoria de todas as áreas do ensino em nível de
graduação e pós-graduação, bem como em atividades de iniciação científica e de
extensão.
§ 2º. A avaliação da Instituição de Ensino Superior visa, também, identificar seus
projetos e setores, considerando obrigatoriamente as diferentes dimensões
institucionais estabelecidas pelo SINAES, quais sejam perfil e o significado de sua
atuação por meio de suas atividades, cursos, programas
I – A missão e o plano de desenvolvimento institucional;
II – a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as
respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo
à produção acadêmica, de monitoria e outras modalidades;
III – a responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se
refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento
econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção
artística e do patrimônio cultural;
IV – a comunicação com a sociedade;
V – as políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e técnico-administrativo,
seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
VI – Organização e gestão da instituição, especialmente no que se refere ao
funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia
em relação com a mantenedora e a participação dos segmentos da comunidade
acadêmica nos processos decisórios.
Art. 2°. A Comissão Própria de Avaliação tem por finalidade a implementação do
processo interno de avaliação sistematização das informações solicitadas pela
Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).
Parágrafo Único: A CPA da Faculdade Guerra fundamenta-se nos seguintes
princípios:
I – autonomia em relação aos órgãos de gestão acadêmica;
II – fidelidade das informações coletadas no processo avaliativo;
III – respeito e valorização dos sujeitos e dos órgãos constituintes da faculdade; IV –
respeito à liberdade de expressão, de pensamento e de crítica;
V – compromisso com a melhoria da qualidade da educação;
VI – difusão de valores éticos, de liberdade, igualdade, pluralidade cultural e,
sobretudo, de cidadania.
Art. 3°. Ao promover a autoavaliação, a Comissão Própria de Avaliação observa as
diretrizes definidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior;
utiliza procedimentos e instrumentos diversificados, respeitando as especificidades
de suas atividades, além de assegurar:
I – a análise global e integrada das dimensões, estruturadas ao compromisso social,
e as atividades, finalidades e suas responsabilidades sociais;
II – a participação dos corpos discente, docente e técnico-administrativo, bem como
da sociedade civil organizada.
CAPÍTULO II
DA CONSTITUIÇÃO
Art. 4°. A Comissão Própria de Avaliação, nomeada por Ato da Direção geral, é
constituída pelos seguintes membros:
I: 1 Representante da mantenedora;
II: 1 Representante dos docentes/ tutores;
III: 1 Representante do corpo discente;
IV: 1 Representante da comunidade externa (sociedade civil);
V: 1 Representante do corpo técnico-administrativo;
§ 1º. Os membros da CPA têm mandato de 01 (um) ano, permitida a recondução,
excetuando-se a do Representante Estudantil.
§ 2º. Os Representantes dos aludidos corpos docentes são escolhidos por seus pares,
enquanto que o Representante Estudantil é escolhido dentre os representantes de
turma dos diversos cursos desta IES.
Art. 5º. São condições básicas para poder ser Representante Estudantil neste órgão
o estudante que:
I – esteja regulamente matriculado;
II- não haver sofrido qualquer sanção disciplinar;
III- ter assiduidade nas aulas.
Art. 6º. No caso de vacância de um dos membros da aludida Comissão, o nome
indicado para essa substituição deverá ser homologado pela Direção geral,
respeitando, contudo, o tempo para a integralização do mandato vigente.
Art. 7°. Cabe à Direção determinar aos órgãos competentes da faculdade a
implementação das seguintes providências para o bom desempenho das atividades
da CPA, a saber:
I – disponibilização de um funcionário para secretariar, organizar e assentar os
registros e desenvolver outras atividades que se fizerem necessárias;
II – disponibilização de sala, equipamentos e dos materiais necessários à realização
das atividades programadas pela CPA.
CAPÍTULO III
DO FUNCIONAMENTO
Art. 8º. A Comissão Própria de Avaliação reunir-se-á, ordinariamente, por convocação
de seu Coordenador, pelo menos uma vez por trimestre, excetuando-se os períodos
de férias e de recessos acadêmicos.
Art. 9º. As reuniões da Comissão serão presididas pelo seu Coordenador, que, além
do voto comum, terá, nos casos de empate, o voto de qualidade.
Art. 10. É obrigatório o comparecimento dos membros da CPA nas reuniões ordinárias
e extraordinárias, salvo ausências devido a motivos justos e expressamente
justificadas.
Parágrafo Único: As reuniões da CPA deverão ser realizadas em ato público, podendo
haver a participação da coletividade, mas não lhe sendo concedidos os direitos a voz
e voto.
Art. 11. As deliberações da CPA deverão ser registradas em Atas, que serão
aprovadas em reuniões subsequentes.
Art. 12. O membro da CPA que faltar, sem justificativa, a 03 (três) reuniões ordinárias
consecutivas ou a 05 (cinco) reuniões intercaladas, no período de um ano, será
substituído por outro Representante do mesmo segmento.
Parágrafo Único: No caso de falta de quórum dos convocados, não havendo
maioria simples para a realização de Reunião da CPA, caberá ao Coordenador
realizar uma segunda convocação, após decorridos 30 (trinta) minutos da primeira e,
em seguida, deliberar com os membros presentes.
CAPÍTULO IV
DAS ATRIBUIÇÕES
Art. 13. Constituem as atribuições da Comissão Própria de Avaliação: I – zelar pelo
cumprimento deste Regulamento;
II – deliberar sobre as questões gerais e específicas que dizem respeito à avaliação
institucional;
III – emitir parecer em assuntos referentes à avaliação institucional;
IV – coordenar e acompanhar o desenvolvimento do Programa de Avaliação
Institucional;
V – estabelecer a metodologia de trabalho, preparar e aplicar instrumentos de
avaliação, providenciando o tratamento dos dados, os relatórios e o processo de
divulgação, considerando suas diferentes dimensões e características;
VI – consolidar e coordenar o processo de prestação de informações solicitadas pelos
órgãos superiores que administram a educação superior;
VII – apoiar e subsidiar o processo de planejamento institucional, assim como
acompanhar seu desenvolvimento;
VIII – assegurar a continuidade do processo avaliativo, perpetuando a cultura de
avaliação entre a comunidade acadêmica desta IES.
Artigo 14. São atribuições do Coordenador da Comissão Própria de Avaliação: I –
convocar os membros da CPA para as reuniões periódicas;
II – zelar pelo cumprimento do Programa de Avaliação Institucional e pela qualidade
de seus serviços;
III – programar e estabelecer os contatos necessários com as instâncias acadêmicas
e administrativas desta IES no que se refere aos procedimentos de avaliação interna,
sua divulgação e utilização;
IV – encaminhar aos setores os relatórios de avaliação, além de outras informações
que lhe sejam solicitadas;
V – divulgar pela página da faculdade, os resultados da autoavaliação institucional; VI – ser interlocutor entre o Programa de Avaliação Institucional desta IES e os órgãos
vinculados ao Ministério da Educação durante os processos de avaliação externa;
VII – decidir, ad referendum dos demais membros da CPA, sobre assuntos de caráter
urgente, quando for o caso;
VIII -assegurar a autonomia do processo de autoavaliação institucional.
Art. 15. São atribuições dos membros da Comissão Própria de Avaliação:
I – auxiliar o Coordenador da CPA na execução de suas atribuições;
II – elaborar, analisar e aprovar os projetos que compõem o Programa de Avaliação
Institucional, assim como acompanhar seu desenvolvimento;
III – elaborar os relatórios e pareceres, encaminhando-os às instâncias competentes;
IV – acompanhar as ações e políticas do Sistema Nacional de Avaliação de
Educação Superior – SINAES.
V – propor e acompanhar a implementação de ações formativas;
VI – acompanhar os processos de avaliação externa da Instituição e do Exame
Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE);
VII – implementar ações visando à sensibilização da comunidade acadêmica para o
processo de avaliação nesta IES;
VIII – fomentar a produção e socialização do conhecimento na área de avaliação; IX –
disseminar, permanentemente, informações sobre a avaliação institucional;
X – avaliar as dinâmicas, procedimentos e mecanismos de avaliação existentes, a fim
de propor eventuais novos procedimentos;
XI – conhecer o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto
Pedagógico da Instituição (PPI), apresentando sugestões, quando for o caso; XII –
emitir pareceres em relação à autoavaliação institucional;
XIII – estabelecer a metodologia de trabalho, preparar e aplicar os instrumentos de
avaliação, providenciando o tratamento dos dados obtidos; os relatórios e os
processos de divulgação, considerando suas diferentes dimensões e características;
IVX – apoiar e subsidiar o processo de planejamento institucional bem como
acompanhar seu desenvolvimento;
XV – comparecer com pontualidade às reuniões convocadas pelo Coordenador;
XVI – elaborar o Projeto de Autoavaliação Institucional, formulando os objetivos, a
metodologia e os procedimentos, respeitando o perfil, a missão, os objetivos, as
metas, e as estratégias desta IES;
XII – demonstrar à comunidade acadêmica as finalidades da Avaliação Institucional;
XIII – esclarecer a importância do processo de Avaliação Institucional como
instrumento norteador das ações e transformações necessárias ao pleno
desenvolvimento da faculdade;
XIX – planejar o processo de Avaliação Institucional, para que o mesmo ocorra de
maneira participativa, coletiva, crítica e transformadora;
XX – adotar providências para disponibilizar os recursos humanos e materiais
necessários à condução adequada do processo de Avaliação Institucional, a fim de
elaborar o tratamento estabelecido dos dados obtidos;
XXI – garantir o sigilo dos atores do processo avaliativo, viabilizar a eficácia do banco
de dados, e das informações coletadas durante o evento;
XXII – garantir que os resultados do Processo de Avaliação Institucional sejam
divulgados pelo site, dando-lhes ampla divulgação à comunidade acadêmica.
CAPÍTULO V
DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO
Art. 16. A autoavaliação institucional é uma atividade que se constitui em um processo
de caráter diagnóstico, formativo e de compromisso coletivo. Objetiva identificar o
perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas,
projetos e setores, observados os princípios do Sistema Nacional de Avaliação da
Educação Superior, e as peculiaridades
Art. 17. Para fins do disposto no artigo supra, deverão ser consideradas as diferentes
dimensões institucionais, dentre elas, obrigatoriamente, as que se seguem
I – A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional;
II – a política para o ensino, a iniciação e pesquisa, as atividades de extensão, a gestão
acadêmica e as respectivas formas de operacionalização;
III – a responsabilidade social desta IES, considerando notadamente ao que se refere
à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e
social, à defesa do meio ambiente, entre outros;
IV – a comunicação com a sociedade;
V – as políticas de pessoal;
VI – a organização e a gestão;
VII – a infraestrutura física;
VIII – o planejamento e a avaliação;
IX – as políticas de atendimento aos estudantes.
Parágrafo Único: Acompanhar as ações adotadas por esta IES, quanto às
recomendações que são propostas nos Relatórios da CPA, face aos resultados que
são obtidos nesses processos avaliativos.
CAPÍTULO VI
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS
Art. 18. O presente Regulamento poderá sofrer alterações, por força de
determinações dos órgãos oficiais da Educação, por necessidades institucionais, ou
ainda, a pedido de integrantes da Comissão Própria de Avaliação, sendo submetidas,
posteriormente à aprovação da direção geral
Art. 19. Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Comissão
Própria de Avaliação, ouvida a Diretoria Geral, quando for o caso.
Art. 20. O presente Regulamento entrará em vigor na data de sua publicação.
I – DADOS DA INSTITUIÇÃO
1. Nome/Código da FACULDADE:
Faculdade Guerra – Cód. 25387
2. Caracterização de FACULDADE:
A Faculdade é uma instituição privada com fins lucrativos localizada na cidade
administrativa Taguatinga no Distrito Federal.
3. Composição da CPA
A CPA designada por meio de portaria, os membros para o ano de (2023-2024)
foram nomeados pela portaria nº 06 de 18 março de 2023 , e é formada por
representantes da mantenedora, da coordenação, dos técnico-administrativos e
dos discentes, como Segue abaixo:
Membros efetivos
Membros da CPA Segmento que representa
Membros da CPA
Segmento que representa
KELLEN MARGARETH PERES PAMBLONA
Diretoria Geral/ Mantenedora
HUDSON HOLANDA GUERRA
Docente
CAMILA LEITE SOUSA PANIAGUA
Técnico Administrativo
ROMES HERIBERTO PIRES DE ARAÚJO
Diretor Acadêmico ( PRESIDENTE)
WELLINGTON CAMPELO DA SILVA NETO
Discente
*Presidente da CPA
Membros suplentes:
Membros da CPA Segmento que representa
Membros da CPA
Segmento que representa
GESSYCA DHAYANNE PERES PAMPLONA
Mantenedora
LUIZ CLAUDIO MIAMOTO BERNARDO
Técnico Administrativo ( PRESIDENTE)
MELQUISEDEQUE PONTES CADETE
Docente
ANTONIO CARLOS PERES DA COSTA
Comunidade Externa
ALANE MARILLAC CAVALCANTEDOS SANTOS
Discente
1
II – CONSIDERAÇÕES INICIAIS
O Programa de Autoavaliação Institucional (PAAI) da Faculdade Guerra
obedece às orientações e aos princípios do Sistema Nacional de Avaliação da
Educação Superior e tem por finalidade:
A melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da
expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia
institucional e efetividade acadêmica e social e, especialmente, a
promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades
sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de
sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à
diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.
O PAAI orienta-se pelos princípios fundamentais do SINAES, no que se
refere a: – Responsabilidade social com a qualidade da educação superior; – Reconhecimento da diversidade do sistema; – Respeito à identidade, à missão e à história das instituições; – Globalidade, isto é, compreensão de que a instituição deve ser avaliada a partir
de um conjunto significativo de indicadores de qualidade, vistos em uma relação
orgânica e não de forma isolada; – Continuidade do processo avaliativo.
O processo de autoavaliação institucional tem o propósito de ser contínuo
e de promover uma cultura de avaliação no tocante às estruturas e ações da
instituição. Objetiva, ainda, sistematizar autoconhecimento institucional para
amplificar o engajamento profissional, fundamentara emissão de juízos de
valores e articular ações de melhorias. O instrumento também procura a
promoção do melhoramento da qualidade acadêmica, do fortalecimento da
missão institucional e do engajamento dos diferentes segmentos da comunidade
universitária.
A complexidade que envolve o processo de avaliação em seus diversos
critérios (social, administrativo, pedagógico, científico e financeiro) cria a
necessidade de uma metodologia que consiga trabalhar esse escopo. O método
deve permitir que os resultados contribuam para a reflexão, melhoria,
2
planejamento e gestão da faculdade. Assim, se faz mister o debate constante
entre os segmentos da comunidade acadêmica com autonomia para expor suas
ideias, percepções, opiniões e suas impressões sobre a faculdade. Desta forma,
são objetivos específicos:
Sensibilizar a comunidade acadêmica, através de reuniões periódicas
com os seus segmentos, para que se estabeleça um diálogo e sejam
percebidas as insatisfações e expectativas de cada segmento
individualmente;
Definir os aspectos relevantes para elaboração do plano de avaliação
institucional;
Discutir e elaborar os instrumentos de avaliação;
Apresentar o plano de avaliação à comunidade acadêmica;
Aplicar os instrumentos de avaliação;
Tratar e sistematizar os instrumentos de avaliação;
Elaborar relatório com os resultados da avaliação;
Divulgação dos resultados da avaliação.
No que tange à metodologia dos trabalhos, utilizamos critérios qualitativos
e quantitativos. Para proceder à análise documental, labora-se um roteiro para
a pesquisa e coleta de dados nos documentos oficiais e sistemas de
informações da instituição. Já a consulta a comunidade universitária realizou
se por meio de formulários eletrônicos disponíveis no sistema acadêmico da
faculdade.
O questionário foi dividido de acordo com as seguintes dimensões:
1.
DIMENSÃO MISSÃO E DESENVOLVIMENTO
INSTITUCIONAL:
Aspectos relacionados às políticas organizacionais e de evolução
institucional em todos os seguimentos, ou seja, acadêmico, pedagógico e
administrativo.
2. DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E
EXTENSÃO:
Analisara produção acadêmica da faculdade, a oferta de elementos que
possibilitem o desenvolvimento acadêmico, a preocupação da faculdade com
o nível das discussões, o nível do ensino e do compromisso da comunidade
acadêmica com esses elementos.
3.DIMENSÃO RESPONSABILIDADE SOCIAL:
Análise da percepção da comunidade acadêmica a respeito de ações
sociais promovidas pela faculdade não apenas interna, mas também
externamente.
4.DIMENSÃO COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE:
Trata-se da avaliação dos sistemas de comunicação e de informações
internas e externas por meio de elementos estratégicos, de recursos, de
infraestrutura e eficiência/eficácia deles. Consideram-se os departamentos e as
ferramentas que geram as informações da instituição como, por exemplo, os
canais de comunicação. Os elementos tecnológicos que tornem efetiva a
disseminação da informação compõem o sistema de informações.
5.DIMENSÃO POLÍTICAS DE PESSOAL:
Políticas gerais de pessoal e de programas institucionais. Análise da
percepção de toda a comunidade acadêmica sobre as ações da faculdade para
com seus colaboradores em termos de ambiente, desenvolvimento, salário,
dentre outros.
6.DIMENSÃO ORGANIZAÇÃO E GESTÃO:
Avalia-se aspectos de funcionamento e representatividade nos
colegiados, sua independência e autonomia em relação com a mantenedora e
a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos
decisórios. Avalia-se, ainda, a percepção da comunidade acadêmica sobre o
comportamento e desempenho de cada área organizacional.
7.DIMENSÃO INFRA-ESTRUTURA:
Analisa-se as condições de infraestrutura que a instituição oferece à
comunidade universitária para o desenvolvimento de suas atividades.
8.DIMENSÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO:
Busca-se identificar e socializar as potencialidades e fragilidades
institucionais, visando subsidiar a melhoria continuadas atividades de ensino,
pesquisa, extensão e gestão. Analisa-se a efetividade dos instrumentos e a
percepção da comunidade acadêmica sobre o processo de avaliação, bem
como se os resultados geram ações estratégicas de melhoria.
9.DIMENSÃO POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE:
Os aspectos abordados objetivam compreender como o discente e os
demais membros da comunidade acadêmica da faculdade percebem as
políticas que fornecem informações e apoio ao estudante. Analisa, ainda, o
interesse do discente em conhecer os regulamentos da faculdade e sua
percepção sobre conteúdo disponibilizado ao seu uso sobre eventos e canais
de reivindicação.
10.DIMENSÃO SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA:
Análise de ações que possibilitem a continuidade de ofertados serviços
educacionais de nível superior levando em consideração os dados referentes à
captação de recursos e a sistemática de aplicação dos mesmo sem projetos de
ensino, de pesquisa e extensão.
O período da primeira Avaliação aplicada junto a toda comunidade
acadêmica foi compreendido entre os meses de outubro a dezembro do ano
corrente.
Os participantes da área administrativa, docentes e discente, foram
informados que para a aplicação da primeira avaliação da IES no ano de 2023 o
questionário seria on-line.
5
Foram atingidas, na aplicação dos questionários, as seguintes amostras:
Segmento Amostra atingida para 2023
Corpo discente 75% referente ao total de 154 discentes – Participantes 115 ;
Corpo docente 70% referente ao total de 10 docentes – Participantes 7;
Corpo técnico administrativo 90% referente ao total de 8 funcionários –
Participantes 7.
No que concerne às tabulações utilizou-se questionário com as opções
para resposta de “ruim, regular, bom e ótimo” para coleta do somatório das
respostas por categoria, por pergunta e por segmento e em seguida utilizou-se
a ferramenta Microsoft Excel para preparação de tabelas e gráficos.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – 2023
Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional
0% 20% 40% 60% 80% 100%
4. Você acha importante dar sua
opinião nas avaliações
3. A IES divulga a realização das
avaliações e o resultado
2. O instrumento (questionário)
desenvolvido pela IES é de fácil…
1. A IES desenvolve atividades de
avaliação institucional e de…
Discentes:
Dimensão Planejamento e Avaliação
0% 20% 40% 60% 80% 100%
3. A IES tem buscado melhorar
suas ações após conhecer o…
2. A IES divulga a realização das
avaliações e os resultados
1. O instrumento (questionário)
desenvolvido pela IES é de fácil…
Administrativo
Dimensão: Planejamento e Avaliação
0% 20% 40% 60% 80% 100%
3. A IES tem buscado melhorar suas
ações após conhecer o resultado…
2. O instrumento (questionário)
desenvolvido pela IES é de fácil…
1. A IES desenvolve atividades de
avaliação institucional e de…
Docente
Dimensão: Planejamento e Avaliação
Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional
0% 20% 40% 60% 80% 100%
4. Satisfação em ser aluno da…
3. Imagem da IES como empresa para…
2. O Planejamento das ações da IES é…
1. A IES promove a construção do…
Discentes
Dimensão: Missão Institucional
0% 20% 40% 60% 80% 100%
1. A IES promove a construção do
conhecimento, o pensamento
crítico e o empreendedorismo;
Administrativo
Dimensão: Missão Institucional
0% 20% 40% 60% 80% 100%
3. O Planejamento das ações da
IES é executado (calendário);
2. Existe cooperação entre a
comunidade acadêmica para o…
1. A IES oferece condições
materiais e físicas para o…
Docente
Dimensão: Missão Institucional
0% 20% 40% 60% 80% 100%
3. Os valores dos cursos são mais
acessíveis que os das outras IES…
2. A IES oferece descontos nas
mensalidades? Se sim assinale o…
1. A IES oferece bolsas de estudo?
Se sim assinale o campo “4.…
Discentes
Dimensão: Responsabilidade Social
0% 20% 40% 60% 80% 100%
4. A IES promove ou já promoveu
ações sociais
3. Os valores dos cursos são mais
acessíveis que os das outras IES da…
2. A IES oferece descontos nas
mensalidades? Se sim assinale o…
1. A IES oferece bolsas de estudo? Se
sim assinale o campo “4. ótimo”, se…
Administrativo
Dimensão: Responsabilidade Social
0% 20% 40% 60% 80% 100%
4. A IES divulga cursos e eventos…
3. Os valores dos cursos são mais…
2. A IES oferece descontos nas…
1. A IES oferece bolsas de estudo? Se…
Docente
Dimensão: Responsabilidade Social
Eixo 3 – Políticas Acadêmicas
0% 20% 40% 60% 80% 100%
4. O professor estabelece a relação…
3. Satisfação com o curso que realiza;
2. Há na IES equipamentos, livros e…
1. A IES apresenta políticas/ações…
Discentes
Dimensão: Políticas para Ensino, Pesquisa,
Pós-Graduação e Extensão
0%10%20%30%40%50%60%70%80%90%100%
4. Oportunidade e condições de…
3. A IES oferta condições gerais para…
2. A IES oferta cursos de extensão
1. A IES oferta cursos de pós-graduação
Administrativo
Dimensão: Políticas para Ensino, Pesquisa, Pós
Graduação e Extensão
0% 20% 40% 60% 80% 100%
4. Base educacional dos alunos quando…
3. A IES promove eventos científicos
2. Você incentiva a criação de grupos de…
1. A IES oferece condições materiais e…
Docente
Dimensão: Políticas para Ensino, Pesquisa, Pós
Graduação e Extensão
0% 20% 40% 60% 80% 100%
3. Você divulga os serviços da IES para…
2. O site da IES divulga suas ações,…
1. A IES fixa informes em local de…
Discentes
Dimensão: Comunicação com a Sociedade
0% 20% 40% 60% 80% 100%
3. A IES informa sobre eventos
internos e externos
2. O site da IES divulga suas ações,
calendários, eventos, cursos, etc.
1. A IES fixa informes em local de
acesso público
Administrativo:
Dimensão Comunicação com a Sociedade
0% 20% 40% 60% 80% 100%
3. Informação sobre eventos internos à
IES
2. O site da IES divulga suas ações,
calendários, eventos, cursos, etc.
1. A IES fixa informes em local de
acesso público
Docente
Dimensão: Comunicação com a sociedade
0% 20% 40% 60% 80% 100%
6. Satisfação com as atividades da…
5. Satisfação com as atividades da…
4. Satisfação com as atividades do…
3. Satisfação com as atividades da…
2. Satisfação com as atividades da…
1. Você percebe preocupação da…
Discentes
Dimensão: Políticas de Atendimento
0% 20% 40% 60% 80% 100%
5. Satisfação com as…
4. Satisfação com as…
3. Satisfação com as…
2. A gestão da IES busca ouvir…
1. Você percebe preocupação…
Administrativo
Dimensão: Políticas de Atendimento
0%10%20%30%40%50%60%70%80%90%100%
4. Satisfação com as atividades da…
3. Satisfação com as atividades da…
2. Qualidade da comunicação/informação…
1. Você percebe preocupação da IES em…
Docente
Dimensão: Políticas de Atendimento
Eixo 4 – Políticas de Gestão
0% 20% 40% 60% 80% 100%
4. A IES oferece condições para que…
3. A estrutura da Biblioteca possui…
2. A coordenação de curso possui…
1. O docente possui recursos…
Discentes
Dimensão: Condições de Trabalho dos
Colaboradores da IES
0% 20% 40% 60% 80% 100%
4. Satisfação em fazer parte da…
3. Salário em relação à função exercida
2. Valorização enquanto profissional na…
1. Satisfação com as atividades que…
Administrativo
Dimensão: Políticas de Pessoal
0% 20% 40% 60% 80% 100%
3. Relacionamento com os…
2. Relacionamento entre os…
1. Você tem conhecimento…
Discentes
Dimensão: Organização e Gestão da
IES
0% 20% 40% 60% 80% 100%
4. Atendimento oferecido por você
3. Atendimento oferecido pelo seu setor
2. Relacionamento entre os alunos,…
1. Você conhece as competências e…
Administrativo
Dimensão: Orgnização e Gestão da IES
0% 20% 40% 60% 80% 100%
4. Relacionamento com as direções e…
3. Relacionamento com os funcionários da…
2. Relacionamento com os alunos do curso;
1. Conheço as competências e…
Docente
Dimensão: Organização e Gestão da IES
0% 20% 40% 60% 80% 100%
3. A IES investe na melhoria da…
2. A IES investe em sua estrutura…
1. Você percebe que a IES investe na…
Discentes
Dimensão : Sustentabilidade Financeira
0% 20% 40% 60% 80% 100%
1. Você percebe que a IES investe na…
2. A IES investe em sua estrutura…
3. A IES investe na melhoria da biblioteca
4. A IES investe em recursos para…
Administrativo
Dimensão: Sustentabilidade Financeira
0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100%
3. A IES investe na melhoria da biblioteca
2. A IES investe em sua estrutura tecnológica (computadores,
sistemas, etc.)
1. Você percebe que a IES investe na parte estrutural (salas de
aula, segurança, corredores, etc.)
Docente
Dimensão: Sustentabilidade Financeira
Eixo 5 – Infraestrutura Física
21
0% 20% 40% 60% 80% 100%
6. Disponibilidade de equipamentos,…
5. Condições da aparência estética…
4. Condições da aparência estética…
3 Condições de segurança;
2. Condições de limpeza;
1. Condições do espaço físico onde…
Discentes
Dimensão: Infra-estrutura física da IES
0% 20% 40% 60% 80% 100%
6. Equipamentos, internet e…
5. Condições da aparência…
4. Condições da aparência…
3. Condições de Segurança
2. Condições de Limpeza
1. Condições do espaço físico…
Administrativo
Dimensão: Infra-Estrutura Física da IES
0% 20% 40% 60% 80% 100%
6. Equipamentos, internet e…
5. Condições da aparência estética…
4. Condições da aparência estética…
3. Condições de segurança;
2. Condições de limpeza;
1. Condições do Espaço Físico (salas…
Docente
Dimensão: Infra-estruruta física da IES
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL- 2023
EIXO 1 – PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
DIMENSÃO 7 – PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO
Ações Desenvolvidas: O modelo do formulário da primeira avaliação foi aplicado online pelo portal do aluno para os discentes e portal do professor para
os docentes e via e-mail para os técnicos administrativos, o grupo participativo manteve os discentes, dos docentes e o grupo técnico administrativo. O
período de processo de pesquisa em nossa instituição acontece anualmente, aberto por 90 dias no 2º semestre, analisando a participação. Os resultados
da avaliação foram apresentados nas reuniões administrativas da instituição pela comissão da CPA no início de 2024.
EIXO 2 – DESENVOLVIMENTO INSTUCIONAL
DIMENSÃO 1 – MISSÃO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
Ações Desenvolvidas: Como início das atividades da IES, a execução de nossa missão foi trabalhada em nosso meio acadêmico em todas as atividades
pedagógicas, contato com a comunidade e atividades de visitas técnicas oferecidas aos nossos discentes.
DIMENSÃO 3 – RESPONSABILIDADE SOCIAL DA IES
Ações Desenvolvidas: Foram feitas visitas nas escolas públicas próximas a região da IES e a captação dos alunos, uma das propostas utilizadas foi a
ofertas de bolsa de estudos aos melhores alunos que realizavam nosso vestibular.
23
EIXO 3 – POLÍTICAS ACADÊMICAS
DIMENSÃO 2 – ENSINO, PESQUISA, PÓS E EXTENSÃO
Ações Desenvolvidas: Palestras com professores convidados e professores da IES; Palestras oferecidas por alunos da IES em eventos institucionais e
visitas técnicas aos alunos dos cursos; Pós-graduação oferecida pela Instituição. A IES está criando a Revista da Faculdade para divulgação dos trabalhos
e desenvolvimento de pesquisas.
DIMENSÃO 4 – COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE
Ações Desenvolvidas: Organização e atualização constante e diária do site. Uso mais amplo das redes sociais para divulgação.
DIMENSÃO 8 – POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE
Ações Desenvolvidas: Reunião mensal com o administrativo para verificar questões acadêmicas (sugestões, reclamações e soluções). Reformulação
de processos administrativos;
EIXO 4 – POLÍTICAS DE GESTÃO
DIMENSÃO 5 – POLÍTICAS DE PESSOAL / CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS COLABORADORES DA IES
Ações Desenvolvidas: Reestruturação dos espaços físicos, administrativos e salas de aulas;
24
DIMENSÃO 6– ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA IES
Ações Desenvolvidas: Várias Reuniões durante o ano e/ou treinamento oferecido ao administrativo.
DIMENSÃO 09 – SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA
Ações Desenvolvidas: Com início das atividades, será avaliado durante o ano as possibilidades de reforma e aumento na estrutura acadêmica.
Será preciso ampliar o número de alunos para um planejamento que ajude na sustentabilidade financeira da IES.
EIXO 5 – INFRAESTRUTURA FÍSICA
DIMENSÃO 6 – INFRAESTRUTURA FÍSICA DA IES
Ações Desenvolvidas: Ver a possibilidade de reforma e aumento na estrutura acadêmica, assim como aquisição de mobiliário.
Romes Heriberto Pires de Araújo
Presidente da CPA da Faculdade Guerra
I – DADOS DA INSTITUIÇÃO
1. Nome/Código da FACULDADE:
Faculdade Guerra – Cód. 25387
2. Caracterização de FACULDADE:
A Faculdade é uma instituição privada com fins lucrativos localizada na cidade
administrativa Taguatinga no Distrito Federal.
3. Composição da CPA
A CPA designada por meio de portaria, os membros para o ano de (2024-2025)
foram nomeados pela portaria nº 06 de 08 de março de 2024, e é formada por
representantes da mantenedora, da coordenação, dos técnico-administrativos e
dos discentes, como
Segue abaixo:
Membros efetivos
Membros da CPA Segmento que representa
Membros da CPA
Segmento que representa
KELLEN MARGARETH PERES PAMBLONA
Diretoria Geral/ Mantenedora
HUDSON HOLANDA GUERRA
Docente
SÔNIA GUIHANI FERREIRA PEREIRA
Técnico Administrativo
ROMES HERIBERTO PIRES DE ARAÚJO
Diretor Acadêmico ( PRESIDENTE)
WELLINGTON CAMPELO DA SILVA NETO
Discente
*Presidente da CPA
Membros suplentes:
Membros da CPA Segmento que representa
Membros da CPA
Segmento que representa
GESSYCA DHAYANNE PERES PAMPLONA
Mantenedora
LUIZ CLAUDIO MIAMOTO BERNARDO
Técnico Administrativo ( PRESIDENTE)
MELQUISEDEQUE PONTES CADETE
Docente
ANTONIO CARLOS PERES DA COSTA
Comunidade Externa
ALANE MARILLAC CAVALCANTEDOS SANTOS
Discente
1
II – CONSIDERAÇÕES INICIAIS
O Programa de Autoavaliação Institucional (PAAI) da Faculdade Guerra
obedece às orientações e aos princípios do Sistema Nacional de Avaliação da
Educação Superior e tem por finalidade:
A melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da
expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia
institucional e efetividade acadêmica e social e, especialmente, a
promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades
sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de
sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito
à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.
O PAAI orienta-se pelos princípios fundamentais do SINAES, no que se
refere a: – Responsabilidade social com a qualidade da educação superior; – Reconhecimento da diversidade do sistema; – Respeito à identidade, à missão e à história das instituições; – Globalidade, isto é, compreensão de que a instituição deve ser avaliada a partir
de um conjunto significativo de indicadores de qualidade, vistos em uma relação
orgânica e não de forma isolada; – Continuidade do processo avaliativo.
O processo de auto avaliação institucional tem o propósito de ser contínuo
e de promover uma cultura de avaliação no tocante às estruturas e ações da
instituição. Objetiva, ainda, sistematizar autoconhecimento institucional para
amplificar o engajamento profissional, fundamentara emissão de juízos de
valores e articular ações de melhorias. O instrumento também procura a
promoção do melhoramento da qualidade acadêmica, do fortalecimento da
missão institucional e do engajamento dos diferentes segmentos da comunidade
universitária.
A complexidade que envolve o processo de avaliação em seus diversos
critérios (social, administrativo, pedagógico, científico e financeiro) cria a
necessidade de uma metodologia que consiga trabalhar esse escopo. O método
deve permitir que os resultados contribuam para a reflexão, melhoria,
planejamento e gestão da faculdade. Assim, se faz mister o debate constante
entre os segmentos da comunidade acadêmica com autonomia para expor suas
ideais, percepções, opiniões e suas impressões sobre a faculdade. Desta forma,
são objetivos específicos: –
Sensibilizar a comunidade acadêmica, através de reuniões periódicas
2
– – – – – – –
com os seus segmentos, para que se estabeleça um diálogo e sejam
percebidas as insatisfações e expectativas de cada segmento
individualmente;
Definir os aspectos relevantes para elaboração do plano de avaliação
institucional;
Discutir e elaborar os instrumentos de avaliação;
Apresentar o plano de avaliação à comunidade acadêmica;
Aplicar os instrumentos de avaliação;
Tratar e sistematizar os instrumentos de avaliação;
Elaborar relatório com os resultados da avaliação;
Divulgação dos resultados da avaliação.
No que tange à metodologia dos trabalhos, utilizamos critérios qualitativos
e quantitativos. Para proceder à análise documental, labora-se um roteiro para
a pesquisa e coleta de dados nos documentos oficiais e sistemas de
informações da instituição. Já a consulta a comunidade universitária realizou
se por meio de formulários eletrônicos disponíveis no sistema acadêmico da
faculdade.
O questionário foi dividido de acordo com as seguintes dimensões:
1.
DIMENSÃO MISSÃO E DESENVOLVIMENTO
INSTITUCIONAL:
Aspectos relacionados às políticas organizacionais e de evolução
institucional em todos os seguimentos, ou seja, acadêmico, pedagógico e
administrativo.
2. DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E
EXTENSÃO:
Analisará produção acadêmica da faculdade, a oferta de elementos que
possibilitem o desenvolvimento acadêmico, a preocupação da faculdade com
o nível das discussões, o nível do ensino e do compromisso da comunidade
acadêmica com esses elementos.
3.DIMENSÃO RESPONSABILIDADE SOCIAL:
Análise da percepção da comunidade acadêmica a respeito de ações
sociais promovidas pela faculdade não apenas interna, mas também
externamente.
4.DIMENSÃO COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE:
Trata-se da avaliação dos sistemas de comunicação e de informações
internas e externas por meio de elementos estratégicos, de recursos, de
infraestrutura e eficiência/eficácia deles. Consideram-se os departamentos e as
ferramentas que geram as informações da instituição como, por exemplo, os
canais de comunicação. Os elementos tecnológicos que tornam efetiva a
disseminação da informação compõem o sistema de informações.
5.DIMENSÃO POLÍTICAS DE PESSOAL:
Políticas gerais de pessoal e de programas institucionais. Análise da
3
percepção de toda a comunidade acadêmica sobre as ações da faculdade para
com seus colaboradores em termos de ambiente, desenvolvimento, salário,
dentre outros.
6.DIMENSÃO ORGANIZAÇÃO E GESTÃO:
Avalia-se aspectos de funcionamento e representatividade nos
colegiados, sua independência e autonomia em relação com a mantenedora e
a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos
decisórios. Avalia-se, ainda, a percepção da comunidade acadêmica sobre o
comportamento e desempenho de cada área organizacional.
7.DIMENSÃO INFRAESTRUTURA:
Analisa-se as condições de infraestrutura que a instituição oferece à
comunidade universitária para o desenvolvimento de suas atividades.
8.DIMENSÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO:
Busca-se identificar e socializar as potencialidades e fragilidades
institucionais, visando subsidiar a melhoria continuadas atividades de ensino,
pesquisa, extensão e gestão. Analisa-se a efetividade dos instrumentos e a
percepção da comunidade acadêmica sobre o processo de avaliação, bem
como se os resultados geram ações estratégicas de melhoria.
9.DIMENSÃO POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE:
Os aspectos abordados objetivam compreender como o discente e os
demais membros da comunidade acadêmica da faculdade percebem as
políticas que fornecem informações e apoio ao estudante. Analisa, ainda, o
interesse do discente em conhecer os regulamentos da faculdade e sua
percepção sobre conteúdo disponibilizado ao seu uso sobre eventos e canais
de reivindicação.
10.DIMENSÃO SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA:
Análise de ações que possibilitem a continuidade de ofertados serviços
educacionais de nível superior levando em consideração os dados referentes à
captação de recursos e a sistemática de aplicação dos mesmo sem projetos de
ensino, de pesquisa e extensão.
O período de aplicação junto a toda comunidade acadêmica é
compreendido entre os meses de outubro a dezembro do ano corrente.
Foram atingidas, na aplicação dos questionários, as seguintes amostras:
Segmento Amostra atingida em 2024
Corpo discente 75% referente ao total de 204 discentes – Participantes 153 ;
Corpo docente 90% referente ao total de 21 docentes – Participantes 18;
Corpo técnico administrativo 90% referente ao total de 10 funcionários –
Participantes 9.
No que concerne às tabulações utilizou-se questionário com as opções para
resposta de “ruim, regular, bom e ótimo” para coleta do somatório das respostas
por categoria, por pergunta e por segmento e em seguida utilizou-se a ferramenta
Microsoft Excel para preparação de tabelas e gráficos.
4
5
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL –2024
PERÍODO: Outubro a Dezembro
6
Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional
7
8
0% 20% 40% 60% 80% 100%
A IES desenvolve atividades de avaliaçÃo
institucional e de desempenho docente
A IES divulga a realizaçÃo das avaliações
e o resultado
O instrumento (questionário)
desenvolvido pela IES É de fácil…
Você acha importante dar sua opiniÃo
nas avaliações
DISCENTES -PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO
Otimo Bom Regular Ruim 0% 20% 40% 60% 80% 100%
O instrumento (questionário)
desenvolvido pela IES é de fácil
compreensão
A IES divulga a realização das
avaliações e os resultados
A IES tem buscado melhorar suas
ações após conhecer o resultado das
avaliações
ADMINISTRATIVO -PLANEJAMENTO E
AVALIAÇÃO
Ruim Regular Bom Ótimo
0%10%20%30%40%50%60%70%80%90%100%
A IES desenvolve atividades de avaliação
institucional e de desempenho docente
O instrumento (questionário) desenvolvido
pela IES é de fácil compreensão
A IES tem buscado melhorar suas ações após
conhecer o resultado das avaliações
DOCENTES -PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO
Ruim Regular Bom Ótimo
Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional
9
10
0% 20% 40% 60% 80% 100%
A IES promove a construçÃo do…
Imagem da IES como empresa para a…
O Planejamento das ações da IES É…
SatisfaçÃo em ser aluno da Faculdade
DISCENTE -MISSÃO INSTITUCIONAL
Otimo Bom Regular Ruim
0% 20% 40% 60% 80% 100%
A IES promove a construção do
conhecimento, o pensamento crítico e o
empreendedorismo;
Imagem da IES como empresa para a
comunidade acadêmica;
Adminitrativo -Missão Institucional
0% 20% 40% 60% 80% 100%
A IES oferece condições materiais e…
Existe cooperação entre a comunidade…
O Planejamento das ações da IES é…
O planejamento da IES é executado…
Imagem interna da IES
Imagem externa da IES
A IES divulga os objetivos, metas…
A IES procura desenvolver-se em todos…
DOCENTE -Missão Institucional
Ruim Regular Bom Ótimo
11
0% 20% 40% 60% 80% 100%
Os valores dos cursos sÃo mais acessíveis
que os das outras IES da regiÃo?
DISCENTE -RESPONSABILIDADE SOCIAL
Otimo Bom Regular Ruim
84%86%88%90%92%94%96%98%100%
A IES oferece bolsas de estudo?
A IES oferece descontos nas mensalidades?
DISCENTE -RESPONSABILIDADE SOCIAL
SIM NÃO
0% 20% 40% 60% 80% 100%
A IES oferece bolsas de estudo? Se sim
assinale o campo “4. ótimo”, se não
assinale “1. Ruim”
A IES oferece descontos nas mensalidades?
Se sim assinale o campo “4. ótimo”, se não
assinale “1. Ruim
Os valores dos cursos são mais acessíveis
que os das outras IES da região?
A IES promove ou já promoveu ações
sociais
Administrativo -Responsabilidade Social
Ruim Regular Bom Ótimo
0% 20% 40% 60% 80% 100%
A IES oferece bolsas de estudo? Se sim
assinale o campo “4. Ótimo”, se não …
A IES oferece descontos nas
mensalidades? Se sim assinale o …
Os valores dos cursos são mais acessíveis
que os das outras IES da região?
A IES divulga cursos e eventos gratuitos,
mesmo que de outras Instituições?
DOCENTE -Responsabilidade Social
Ruim Regular Bom Ótimo
Eixo 3 – Políticas Acadêmicas
12
13
0% 20% 40% 60% 80% 100%
A IES apresenta políticas/ações voltadas à
pesquisa, à pÓs-graduaçÃo e à extensÃo?
Há na IES equipamentos, livros e
laboratÓrios que possibilitem a pesquisa?
O professor estabelece a relaçÃo entre a
teoria e a prática da disciplina que…
SatisfaçÃo com o curso que realiza;
DISCENTES -POLÍTICAS PARA ENSINO ,
PESQUISA,P,ÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO
Otimo Bom Regular Ruim 0% 20% 40% 60% 80% 100%
A IES oferta condições gerais para
pesquisa acadêmica
A IES oferta cursos de extensão
A IES oferta cursos de pós
graduação
Oportunidade e condições de
desenvolvimento pessoal no
ambiente acadêmico;
Administrativo -Políticas Para Ensino, Pesquisa,
Pós-Graduação e Extensão
Soma de Ótimo
Soma de Ruim
Soma de Regular
Soma de Bom
0% 20% 40% 60% 80% 100%
A IES oferece condições materiais e…
A IES promove eventos científicos
A IES valoriza atividades de extensão
A IES valoriza atividades da pesquisa
A relação pesquisa e ensino…
As decisões do colegiado são efetivas…
Docente -Políticas Para Ensino, Pesquisa, Pós
Graduação e Extensão
Ruim Regular Bom Ótimo
14
0% 20% 40% 60% 80% 100%
A IES fixa informes em local de acesso
pÚblico
O site da IES divulga suas ações,
calendários, eventos, cursos, etc.
DISCENTES -COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE
Otimo Bom Regular Ruim
0% 20% 40% 60% 80% 100%
Você divulga os serviços da IES para nÃo
membros da mesma (amigos, parentes,
colegas de trabalho) ?
DISCENTES -COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE
SIM NÃO
0% 20% 40% 60% 80% 100%
A IES fixa informes em local de acesso
público
O site da IES divulga suas ações,
calendários, eventos, cursos, etc.
A IES informa sobre eventos internos e
externos
A IES tem comunicação virtual com a
comunidade- site.
Administrativo -Comunicação Com a Sociedade
Ruim Regular Bom Ótimo
0% 20% 40% 60% 80% 100%
A IES fixa informes em local de acesso…
O site da IES divulga suas ações,…
Informação sobre eventos internos à IES
Informação sobre eventos externos da IES
Funcionamento da Ouvidoria
DOCENTE -COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE
Ruim Regular Bom Ótimo
15
0% 20% 40% 60% 80% 100%
Qualidade da comunicação/informação
visual na IES
Satisfação com as atividades da
Coordenação de Curso
Satisfação com as atividades da Secretaria
Acadêmica e Biblioteca
Você percebe preocupação da IES em
melhorar seu atendimento
Satisfação com as atividades da
Coordenação do NEaD
DISCENTES -POLÍTICAS DE ATENDIMENTO
Otimo Bom Regular Ruim
0% 20% 40% 60% 80% 100%
Você percebe preocupação da IES em…
A gestão da IES busca ouvir os membros…
Satisfação com as atividades da Secretaria…
Satisfação com as atividades do Financeiro
Satisfação com as atividades da…
Satisfação com as atividades da…
Administrativo -POLÍTICAS DE ATENDIMENTO
Ruim Regular Bom Ótimo
0% 20% 40% 60% 80% 100%
Você percebe preocupação da IES em…
Qualidade da comunicação/informação…
Satisfação com as atividades da…
Satisfação com as atividades da…
Satisfação com as atividades da…
Docentes -Políticas de Atendimento
Ruim Regular Bom Ótimo
Eixo 4 – Políticas de Gestão
16
17
0% 20% 40% 60% 80% 100%
A coordenaçÃo de curso possui local para
atendimentos ao corpo discente
A IES oferece condições para que o(s)
colaborador(es) desempenhem bem o…
A estrutura da Biblioteca possui condições
para boa prestaçÃo de serviços aos…
O docente possui recursos suficientes
(computador, projetor, etc.) para…
DISCENTES -CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS
COLABORADORES DA IES
Otimo Bom Regular Ruim
0% 20% 40% 60% 80% 100%
Relacionamento com os docentes de
Tutoria
Relacionamento com os funcionários da
Faculdade;
Relacionamento entre os alunos do curso;
Você tem conhecimento das competências
e responsabilidades de
cada setor da IES;
DISCENTES -ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA IES
Otimo Bom Regular Ruim
0% 20% 40% 60% 80% 100%
A IES investe em sua estrutura tecnolÓgica
(computadores, sistemas, etc.)
A IES investe na melhoria da biblioteca.
Você percebe que a IES investe na parte
estrutural (salas de aula, segurança,
corredores, etc.)
DISCENTES -SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA
Otimo Bom Regular Ruim
18
0% 20% 40% 60% 80% 100%
Satisfação com as atividades que…
Valorização enquanto profissional na…
Salário em relação à função exercida
Satisfação em fazer parte da Faculdade
Participa de programa de capacitação
Conhece o plano de cargo e salário
Conhece o plano de cargo e salário
Administrativo -Políticas de Pessoal
Ruim Regular Bom Ótimo
0% 20% 40% 60% 80% 100%
A IES fixa informes em local de acesso
público
O site da IES divulga suas ações,
calendários, eventos, cursos, etc.
A IES informa sobre eventos internos e
externos
A IES tem comunicação virtual com a
comunidade- site.
Adminitrativo -ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA IES
Ruim Regular Bom Ótimo
0% 20% 40% 60% 80% 100%
Você percebe que a IES investe na parte…
A IES investe em sua estrutura tecnológica…
A IES investe na melhoria da biblioteca
A IES investe em recursos para melhorar…
Administrativo -SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA
Ruim Regular Bom Ótimo
19
0% 20% 40% 60% 80% 100%
Satisfação em ser docente
Me sinto valorizado enquanto…
Salário em comparação com outras…
Satisfação em ser Tutor
Condições de desenvolvimento…
Trabalho em equipe, cooperação e…
Tem conhecimento do Plano de cargo…
Docente -Políticas de Pessoal
Ruim Regular Bom Ótimo
0% 20% 40% 60% 80% 100%
Conheço as competências e…
Relacionamento com os alunos do…
Relacionamento com os…
Relacionamento com as direções e…
Relacionamento com o NEaD;
Relacionamento com os tutores do…
DOCENTE -ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA IES
Ruim Regular Bom Ótimo
0% 20% 40% 60% 80% 100%
Você percebe que a IES investe na parte
estrutural (salas de aula, segurança,
corredores, etc.)
A IES investe em sua estrutura tecnológica
(computadores, sistemas, etc.)
A IES investe na melhoria da biblioteca
DOCENTES -SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA
Ruim Regular Bom Ótimo
Eixo 5 – Infraestrutura Física
20
21
0%10%20%30%40%50%60%70%80%90%100%
Condições da aparência estÉtica externa;
Condições da aparência estÉtica interna;
Condições de limpeza
Condições de segurança;
Condições do espaço físico onde ocorrem…
Disponibilidade de equipamentos, internet…
Disponibilidade de equipamentos, internet…
DISCENTES -INFRAESTRUTURA FÍSICA DA IES
Otimo Bom Regular Ruim
0% 20% 40% 60% 80% 100%
Condições de limpeza, segurança;
Condições da aparência estética interna;
Condições da aparência estética externa;
Condições do espaço físico (salas de aula,…
Equipamentos, internet e materiais…
Disponibilização de salas específicas para…
Administrativo -INFRA-ESTRUTURA FÍSICA DA
IES
Ruim Regular Bom Ótimo
0% 10%20%30%40%50%60%70%80%90%100%
Condições de limpeza;
Condições de segurança;
Condições da aparência estética interna;
Condições da aparência estética externa;
Equipamentos, internet e materiais…
Equipamentos, internet e materiais…
DOCENTE -INFRA-ESTRUTURA FÍSICA DA IES
Ruim Regular Bom Ótimo
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL- 2024
EIXO 1 – PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
DIMENSÃO 7 – PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO
Ações Desenvolvidas: Em 2024 o formulário aplicado de avaliação deu sequência o mesmo aplicado em 2023. O processo de pesquisa em nossa
instituição se manteve no mesmo período para que pudéssemos perceber a evolução do processo de avaliação. Os resultados da avaliação foram
apresentados nas reuniões administrativas da instituição;
COMENTÁRIOS: Em comparação aos resultados dos relatórios da CPA de 2023 e o relatório atual notamos um resultado positivo na participação dos
públicos-alvo. Embora não tivemos mudanças no questionário, notamos a necessidade de revisá-lo. Quanto à divulgação dos resultados, realizamos
reuniões administrativas e deixamos expostos nos corredores o resultado, nos murais, bem como no site da IES.
Ações Sugeridas: Divulgar as ações realizadas com base nos resultados dessas pesquisas de avaliações sempre pensando que a Instituição trabalha
em favor da Sustentabilidade. Diminuir as divulgações por meio de papel físico, priorizando os meios digitais.
22
EIXO 2 – DESENVOLVIMENTO INSTUCIONAL
DIMENSÃO 1 – MISSÃO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
Ações Desenvolvidas: A execução de nossa missão foi trabalhada em nosso meio acadêmico através de palestras, nas aulas e atividades de visitas
técnicas oferecidas aos nossos discentes.
COMENTÁRIOS: Continuamos questionando os grupos avaliados como a aplicação de nossa missão institucional está sendo aplicada e notamos a
realidade sobre como nossas ações estão sendo aceitas. Devemos continuar com maiores esforços em realizar nossa missão institucional. Os resultados
de 2023 em comparação ao de 2024 é bastante positiva, principalmente com relação a infraestrutura, onde tivemos algumas mudanças.
Ações Sugeridas: Promover ações que requeiram a imagem da IES; planejar ações que promovam a nossa missão institucional;
DIMENSÃO 3 – RESPONSABILIDADE SOCIAL DA IES
Ações Desenvolvidas: Continuamos com a captação dos alunos, uma das propostas utilizadas foi a ofertas de bolsa de estudos aos melhores alunos que
realizavam nosso vestibular.
COMENTÁRIOS: A dimensão de responsabilidade social tem sido destaque em nossas avaliações e tivemos uma melhoria na avaliação em 2024. O
público alvo de nossa instituição e a localidade em que a IES está inserida torna necessárias ações de responsabilidade social e estas ações têm trazido
resultados em nosso crescimento como instituição.
Ações Sugeridas: Manter Programa de bolsa de estudos regularmente na IES; Oferecer apoio a ações sociais ainda que não sejam diretamente
organizadas pela IES.
23
EIXO 3 – POLÍTICAS ACADÊMICAS
DIMENSÃO 2 – ENSINO, PESQUISA, PÓS E EXTENSÃO
Ações Desenvolvidas: Palestras com professores convidados e professores da IES; Palestras oferecidas por alunos da IES em eventos institucionais e
visitas técnicas aos alunos; Semana científica na IES; Pós-graduação oferecida pela Instituição.
COMENTÁRIOS: Em nossa avaliação institucional não fica tão aparente estas ações e os resultados obtidos em 2024, apresentaram evolução se
comparada a 2023. A instituição necessita de ações de curto e longo prazo para que estes pontos apresentem melhoras no futuro
Ações Sugeridas: Plano de desenvolvimento de curto e longo prazo para o incentivo a pesquisa; A instituição precisa criar ações para o desenvolvimento
e incentivo da pesquisa científica, principalmente com ações para aumentar o número de publicações na Revista da IES.
DIMENSÃO 4 – COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE
Ações Desenvolvidas: Organização e atualização constante e diária do site. Uso mais amplo das redes sociais para divulgação.
COMENTÁRIOS: Houve melhorias na comunicação do ano de 2024 em comparação ao ano de 2023, pois deixamos mais acessível o espaço no site para
“reclamação, elogios e sugestões”. A melhoria apresentada no resultado foi satisfatória.
Ações Sugeridas: Ampliar a comunicação aos alunos utilizando redes sociais, site, ferramenta interna acadêmica e demais soluções; Divulgar eventos de
outras instituições que sejam do interesse cultural e educacional de nossos alunos.
24
DIMENSÃO 8 – POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE
Ações Desenvolvidas: Reunião quinzenal com o administrativo para verificar questões acadêmicas (sugestões, reclamações e soluções). Reformulação
de processos administrativos;
COMENTÁRIOS: Em 2024 notamos uma melhoria na avaliação. Melhoria na infraestrutura do prédio, no atendimento no setor financeiro, biblioteca com
maior acesso, coordenadores mais acessíveis e os demais setores apresentaram resultados positivos aos de 2023, apesar da IES ter iniciado suas
atividades em 2023.
Ações Sugeridas: Identificar fraquezas nos departamentos e propor novas sugestões de melhorias junto com a Direção da IES;
EIXO 4 – POLÍTICAS DE GESTÃO
DIMENSÃO 5 – POLÍTICAS DE PESSOAL / CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS COLABORADORES DA IES
Ações Desenvolvidas: Reestruturação dos espaços físicos, administrativos e salas de aulas; O salário conforme ajuste sindical; Buscar a Implementação
de plano de saúde para os colaboradores interessados.
COMENTÁRIOS: A IES segue os valores de salário conforme sindicato das Instituições de ensino superior. A IES pode promover outras formas de ampliar
o sentimento de satisfação dos colaboradores e docentes.
Ações Sugeridas: Promover ações de motivação aos colaboradores da IES; Buscar sugestões de melhorias entre os colaboradores e corpo docente
semestralmente.
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DIMENSÃO 6– ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA IES
Ações Desenvolvidas: Remanejamento do pessoal do administrativo em alguns setores; Reunião e/ou treinamentos oferecidos ao administrativo.
COMENTÁRIOS: O treinamento oferecido aos colaboradores influencia na diferença de resultados do administrativo. Outras ações mais voltadas aos
alunos e professores precisam ser programadas, pois a IES ainda está ampliando sua rede para melhorar em todos os aspectos e setores. Constatamos
que todos os grupos, houve melhora na avaliação e mais participação.
Ações Sugeridas: Procurar entre os grupos dúvidas e sugestões mais especificas, sobre as dimensões e buscar as soluções junto a toda equipe.
DIMENSÃO 09 – SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA
Ações Desenvolvidas: Reforma e aumento na estrutura acadêmica; Contratação de uma Biblioteca Virtual com custo mais baixo e Melhoria na sala de
informática.
COMENTÁRIOS: Houve um investimento significativo em sistemas e computadores, porém algo em que a instituição precisa melhor. Em início de 2025 a
IES teve suas dependências Invadida por criminosos e muitos equipamentos de informática e tecnológico forma roubados. O que fez com que a IES
buscasse recurso para suprir, o início das aulas. Entretanto, será tudo recomposto no decorrer do ano para não gerar problemas financeiros para a IES.
Outro investimento significativo foi à contratação da biblioteca virtual mais barata para 2025, e esperamos que seja mais um diferencial para a instituição
e em futuras avaliações.
Ações Sugeridas: Investir e apresentar melhorias na parte tecnológica da IES; Realizar ajustes finais na estrutura da Instituição.
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EIXO 5 – INFRAESTRUTURA FÍSICA
DIMENSÃO 6 – INFRAESTRUTURA FÍSICA DA IES
Ações Desenvolvidas: Planejamento para 2025/2026 Reforma e aumento na estrutura acadêmica. Mudança em algum as dependências; Ampliação do
auditório, em um novo espaço. Aumento de salas…
COMENTÁRIOS: Segue observação onde se notava o desejo dos grupos avaliados para melhoria da nossa infraestrutura e desejo este, que ainda está
sendo trabalhado e planejado. Foi trocado a empresa responsável pela cantina para melhorar o atendimento já em 2025, onde notamos boa aceitação já
no início de 2025. A mudança ocorreu no primeiro semestre de 2025. A IES ainda está em processo de melhoria do novo espaço durante todo o ano de
2025 e esperamos resultados positivos para próxima avaliação.
Ações Sugeridas: Realizar ajustes finais e acabamento na estrutura da Instituição; Manutenção nos aparelhos eletrônicos em geral; investimento nos
equipamentos tecnológicos para todos os setores e em mobiliários.
Romes Heriberto Pires de Araújo
Presidente da CPA da Faculdade Guerra
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