Percepção capturada entre a população indica que cursos como Segurança Pública alcançaram um novo patamar.

Uma pesquisa recente do Instituto Genial/Quaest, divulgada no início deste mês, revelou que a violência é a principal preocupação dos brasileiros. De acordo com o levantamento, 29% dos entrevistados indicaram a violência como o maior problema atual.

Além da violência, outros temas também foram apontados como preocupações significativas. Questões sociais foram citadas por 23% dos entrevistados, enquanto a economia foi mencionada por 19%. Esses dados foram coletados entre os dias 27 e 31 de março de 2025, com uma amostra de 2.004 pessoas em todo o país. É a primeira vez que a violência atinge o topo de pesquisas do gênero. A percepção capturada entre a população indica que cursos superiores como o de Segurança Pública, ofertado de forma pioneira pela Faculdade Guerra, alcançaram um novo patamar revelando grande potencial de expansão.
A pesquisa da Genial/Quaest fornece um panorama detalhado das preocupações da população, destacando a insegurança como um fator crucial que impacta a vida cotidiana dos cidadãos brasileiros.
PEC da Segurança
O aumento da preocupação com a criminalidade tem pressionado o governo federal. Em janeiro, o Ministério da Justiça apresentou uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que tem como um dos pontos principais a ampliação dos poderes da PF (Polícia Federal) para atuar nos Estados. Outro ponto da proposta é a criação da Polícia Ostensiva Federal, que substituiria a PRF (Polícia Rodoviária Federal) e também atuaria na fiscalização de hidrovias e ferrovias. Entretanto, a proposta enfrenta resistência de governadores, que criticam a possibilidade de redução da autonomia das polícias estaduais
Faculdade Guerra e o Curso de Segurança Pública
Em sintonia com as preocupações da sociedade, a Faculdade Guerra oferece o curso de Tecnólogo em Segurança Pública, formando profissionais capacitados para enfrentar os desafios na área de segurança e contribuir para a construção de uma sociedade mais segura. A instituição está atenta às necessidades da população e oferece um ambiente de aprendizado que visa preparar os alunos para contribuir efetivamente para a melhoria da segurança no país, a partir do ambiente socioeconômico da Capital da República.