Policiais Militares, penais, civis e bombeiros militares poderão cursar Direito na Faculdade Guerra com grande aproveitamento de matérias de sua graduação inicial e também de cursos de carreira feitos dentro das corporações
A demanda pelo curso de Direito para agentes de segurança pública é cada vez maior. O curso costuma abrir as portas para promoções e concursos públicos dentro e fora de corporações militares e civis. Mais do que isso, com o advento da Lei Orgânica nº 14.751/2023, a formação em Direito passou a ser exigida, mediante regulamentação dos estados e DO Distrito Federal, para que policiais possam chegar ao oficialato. Assim, o curso de Direito, para o agente de segurança pública que deseja crescimento na carreira, passou a se apresentar como uma formação necessária. Nesse contexto, a Faculdade Guerra acaba de anunciar o CDCP – Curso de Direito para Carreiras Policiais com amplo aproveitamento de matérias. Policiais Militares, penais, civis , bombeiros militares e também os chamados “TecSops”, os Técnicos em Segurança e Ordem Pública; poderão cursar Direito na Faculdade Guerra com amplo aproveitamento das disciplinas de sua graduação inicial e também de cursos de carreira que fizeram dentro de suas próprias corporações. Isso quer dizer que os agentes de segurança pública matriculados no curso superior de Direito da Faculdade Guerra poderão concluí-lo bem antes dos 10 semestres originais. É o que explica o coordenador do curso de Direito, professor Heron Renato.

“ATÉ METADE DO TEMPO NORMAL”
“O Curso de Direito para Carreiras Policiais da Faculdade Guerra representa, sobretudo, a possibilidade de policiais, civis ou militares, cursaram Direito na metade do tempo normal, já que serão aproveitadas as disciplinas da graduação inicial dos policiais ( a que foi exigida quando eles prestaram concurso para ingressar nas corporações) e também aquelas constantes das grades de cursos de carreira que os policiais fazem dentro das próprias corporações”, detalha o professor Heron. O coordenador completa: “é uma oportunidade formidável para que policiais possam graduar-se em Direito de forma rápida e com a qualidade reconhecida do projeto pedagógico do curso oferecido pela Faculdade Guerra”.
CURSO COMEÇA EM JULHO E MATRÍCULAS JÁ PODEM SER FEITAS MEDIANTE APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS
O curso superior de Direito para Carreiras Policiais da Faculdade Guerra tem início agendado para julho . As matrículas mediante apresentação de documentação de aproveitamento de estudos já podem ser feitas a partir de agendamento pelo WhatsApp (61) 981472249. Ao fazer o contato, o policial interessado receberá todas as informações sobre a apresentação de documentos, comparecimento à faculdade e efetivação da matrícula.
PARA SABER MAIS: A LEI QUE TORNOU OBRIGATÓRIO O CURSO DE DIREITO PARA POLICIAIS QUE DESEJAM CHEGAR AO OFICIALATO

A lei que passou a exigir curso superior em Direito para que policiais pudessem chegar ao oficialato é a Lei Orgânica nº 14.751/2023. Essa lei organiza e unifica, a nível nacional, as regras aplicadas para as Polícias e Bombeiros Militares, exigindo curso superior para ingressar nas corporações e especificamente o curso de Direito para chegar ao oficialato. A lei 14.751/2023 visa estabelecer uma normatização geral para os militares estaduais, com diretrizes comuns de organização, funcionamento, competência, deveres, direitos, vedações e prerrogativas.