Um ambiente acadêmico que estimula, provoca e faz pensar
Fernando Pessoa, em sua genialidade doce, ensinava que “o fim da arte inferior é agradar, o fim da arte média é elevar e o fim da arte superior é libertar”. Sim, o conhecimento liberta. E já era assim bem lá atrás, quando Sócrates, o filósofo ateniense do período clássico da Grécia Antiga vaticinava: “só é útil o conhecimento que nos torna melhores”. A Faculdade Guerra, ao se esmerar em proporcionar ao corpo discente uma sequência entabulada de eventos superiores, levando ao auditório da instituição convidados renomados para o debate dos mais caros assuntos à formação acadêmica de seus estudantes, parece replicar Pessoa (o Fernando).

Sócrates: para ele a utilidade do conhecimento só encontrava legitimidade ao tornar as pessoas melhores
Mais do que isso, parece emular Sócrates. A instituição, por meio de palestras como a que será realizada no próximo dia 22 de abril, com a vinda do presidente da OAB-DF ao campus, confirma que o fim da arte superior é libertar e corrobora, na prática, que o conhecimento realmente útil é aquele que nos torna melhores. Pois são esses, não importa se originários do pena do poeta ou dos diálogos do filósofo, os fundamentos que sustentam o existir da academia.

Fernando Pessoa: “o fim da arte superior é libertar”
Os valores da ciência e do conhecimento são atemporais. Mais de dois mil anos depois de Sócrates, Imannuel Kant, o alemão fundador da filosofia crítica no Século XVIII, bem ensinava: “o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”.

Imannuel Kant: “o homem sempre foi o que a educação fez dele”
Ato contínuo, para que “a educação faça” é preciso, sempre, que a façamos chegar aos corações e mentes dos aprendizes. Não é por outra razão nem tão pouco por outra aspiração que a Faculdade Guerra acredita piamente no poder transformador da educação. Não apenas na educação prevista em planos de ensino ou ementas de cursos mas, especialmente, no poder representado por um ambiente acadêmico que estimula, provoca e faz pensar.